Projeto "Mil Escolas"

 

Projeto "Mil Escolas" em defesa do Rio Tinto


        No âmbito do Projeto "Mil Escolas", que está a ser desenvolvido na nossa escola, em parceria com a Empresa Águas do douro e Paiva, tomámos consciência do elevado grau de poluição do nosso rio e queremos sensibilizar toda a comunidade envolvente para a importância  de as águas do Rio correrem tranquilas e limpas e que as margens do seu leito sejam um espaço aprazível e saudável, onde as crianças possam brincar com segurança.
        Em todas as suas dimensões, a água é um bem precioso que devemos preservar. É pois nosso objetivo promover à valorização do ecossistema ribeirinho do nosso rio que se encontra ameaçado. E em conjunto iremos caminhar para uma sociedade sustentável…vamos todos salvar o rio Tinto!



A nossa viagem no Projeto "Mil Escolas" começou assim:

 

Cerimónia de entrega de prémios
Cerimónia de entrega de prémios do concurso Projeto “Mil Escolas” 2011/2012, no dia 15 de fevereiro de 2012, na Biblioteca da Fundação de Serralves.
Enquanto eco-escolas, foi com muito agrado que aceitámos a iniciativa da AdDP e presenciámos a distinção, como escola vencedora do nosso projeto: “Ar de Rio”. 

Em meados de fevereiro, recebemos a visita dos técnicos da Empresa Águas do Douro e Paiva e de alguns dos nossos representantes autárquicos.
Naquele dia, realizámos também várias ações formativas relacionadas com a temática da proteção ambiental e dos ecossistemas ribeirinhos.
 
Hora do conto: "Palavras contam histórias"
Jogos didáticos: "Na pele dos Anfíbios"


Experiências

        Até maio, data da nossa saída de campo ao rio Tinto, desenvolvemos várias atividades na escola (pesquisas, elaboração de cartazes, construção de canteiros de ervas aromáticas, trabalhos manuais e práticos e um terrário). 

Saída de campo ao rio Tinto

 

No dia 25 de maio de 2012, tivemos a oportunidade de visitar as margens do nosso rio Tinto, numa saída de campo organizada no âmbito do Projeto Integrado de Educação Ambiental “Mil Escolas”. Nesse dia, juntamente com os engenheiros ambientais João Luís Roseira e Mariana Cruz – em representação da Empresa Águas Douro e Paiva – deslocámo-nos até ao troço que adotámos,  designamos “Lugar da Ponte” e que pretendemos preservar. Foi então que, após análise bacteriológica, ficámos alarmados com os índices de poluição verificada. A título exemplificativo, verificámos, com base em alguns testes, que o rio apresentava 100 mg/l de nitratos, 5 mg/l de nitritos e um PH de 6,8 (consideravelmente ácido) e continha, como principal fauna oligoquetas e planárias (subsistentes em águas muito poluídas).

Apesar de tudo, sentimos que foi uma visita muito enriquecedora porque estivemos em contato com a natureza (fauna e flora do ecossistema ribeirinho), despertando, assim, todos os nossos sentidos e curiosidade. Foi proveitoso colaborar com os engenheiros João Luís Roseira e Mariana Cruz porque partilharam alguns dos seus respectivos saberes connosco.

"Lugar da ponte", troço que adotámos


Vegetação circundante ao "lugar da ponte"

Sensibilização dos técnicos da AdDP

Monitorização do nível de acidez da água do rio

Nível perturbante de poluição da água do rio


Observação dos microorganismos presentes na água do rio

                         

 

Sem comentários:

Enviar um comentário