Eco-escola

COMO POUPAR ÁGUA?

Caminhando para uma sociedade sustentável...

Á água é um recurso natural limitado e essencial à vida, e a sua falta constitui um problema mundial. Aprenda a poupar água. A maior parte da água é gasta desnecessariamente.
No dia-a-dia, é possível ter em conta algumas estratégias de poupança da água:

 
Casa de banho
 
Evite os banhos de imersão, dê preferências a duches rápidos e não deixe a água a correr enquanto se ensaboa.
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba, assim, poupará até 30 litros de água. Verifique sempre se não deixou nenhuma torneira a pingar.
Reduza a quantidade de água por cada descarga do autoclismo, para tal coloque no depósito uma garrafa de plástico cheia de água ou opte por um autoclismo com depósito duplo.
 

 
Cozinha
 
A água utilizada para lavar a fruta ou os legumes pode servir para regar as plantas. Não a deite fora!

Use sempre as máquinas de lavar com a carga máxima. Se lavar a louça à mão, não use água corrente, use umabacia. Antes de lavar os pratos, tachos ou panelas, limpe-os com papel e se necessário deixe "de molho".
 
Limpezas e jardins
 
Varra o chão antes de o lavar, assim poupará muita água.
Regue de manhã cedo ou à noite. Nas horas de maior calor, a água evapora-se mais depressa. Se for possível, faça a rega com a água de poços e recupere água da chuva. Proteja o solo do sol direto. Cubra a terra com casca de pinheiro  ou outro tipo de material que ajudam a conservar a humidade do solo.
Lave o carro com balde e esponja em vez de mangueira, poupará muita água.
 
 

Verifique sempre se não deixou nenhuma torneira a pingar!!! 



COMPOSTAGEM NA ESCOLA
 

O que é? 

 
A compostagem é a reciclagem de matéria orgânica pela decomposição de alguns restos de comida e de jardim. 
 

Como se processa? 

 

Colocam-se restos de comida e de jardim em camadas alternadas e cobertos de terra num compostor (pilha a céu aberto ou em caixa fechada). Rega-se conforme necessário e revira-se quando compacto. Na presença do ar e da água, seres vivos microscópicos e microorganismos   irão degradar e decompor a matéria, tornando-a num composto. 

 

Para que serve? 


Pela compostagem, é possível transformar matéria orgânica em fertilizante natural, semelhante ao que decorre na Natureza, de forma rápida e eficiente. O composto, enquanto adubo, irá favorecer o crescimento de novas plantas e a regeneração de solos degradados (por exemplo dos solos das florestas que ficaram danificados pelos incêndios).  Na nossa escola, o composto é colocado áreas ajardinadas e no pé das árvores fruteiras e das ervas aromáticas.



  


 

 


Sem comentários: